Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um trabalho acadêmico exigido como requisito para conclusão do Curso Técnico e do Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica. O objetivo do TCC é avaliar a capacidade do discente de sintetizar e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso em um projeto de pesquisa ou desenvolvimento, demonstrando sua habilidade em produzir um trabalho científico.

O TCC pode assumir diferentes formatos dependendo da área de estudo. Alguns exemplos de trabalhos de conclusão de curso são: monografias, projetos experimentais, artigos científicos, relatórios técnicos, planos de negócios, entre outros. O desenvolvimento do TCC é realizado sob a orientação do professor responsável pela disciplina de Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

O Departamento de Comunicação, em conjunto com a Biblioteca, elaborou modelos para facilitar a execução dos trabalhos pelos alunos da Etec.

Para ter acesso, clique no ícone ao lado. Em caso de dúvidas, ou para acesso a modelos e arquivos exclusivos aos discentes da Etec, procure o professor da disciplina ou a Coordenação de seu curso.


Manual do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O Manual do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi elaborado pela Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) e o Centro de Gestão Documental (CGD), do Centro Paula Souza.


Repositório Institucional (RIC-CPS)

O Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (RIC-CPS) é uma ferramenta informatizada capaz de gerenciar, armazenar, preservar e disseminar em formato digital o conhecimento científico, tecnológico, artístico-cultural e técnico-administrativo produzido nas comunidades do Centro Paula Souza. Ao lançarem mão dessa ferramenta, as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) contam com o apoio institucional e tecnológico necessário para:

  1. garantir o acesso, a gestão e a preservação da produção científica, tecnológica, artística-cultural e técnico-administrativa;
  2. permitir ampla disseminação do conhecimento acadêmico e técnico-administrativo produzido nas instituições;
  3. potencializar e promover intercâmbios na tríade ensino, pesquisa e extensão;
  4. contribuir com os projetos de internacionalização através da disseminação do conhecimento em âmbito nacional e internacional;
  5. reconhecer e valorizar as competências e os esforços das comunidades discente, docente e técnico-administrativa;
  6. entender que os maiores benefícios do investimento público numa oferta educacional devem ser para o cidadão e para o profissional bem formado, através do conhecimento produzido e transmitido nas instituições de ensino.