Parceria Empresa/Escola

Estágio é uma atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, com a finalidade de integrar o estudante em um ambiente profissional, o estágio curricular supervisionado, deve colocar o futuro profissional em contato com as diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, proporcionando vivências e experiências que permitam ao estudante desenvolver uma consciência crítica e a capacidade de compreender a realidade e interferir sobre ela.

Além do mais, propicia o início de uma rede de relacionamentos profissionais e a confirmação dos interesses para determinada área de atuação diante das possibilidades apresentadas pela profissão.

Cada vez mais, o mercado necessita de profissionais competentes, preparados para lidar com situações novas e para tomar decisões adequadas, baseadas em conhecimentos técnicos e em experiências.

O trabalho intelectual não se transforma em prática por si só e a prática não substitui o conhecimento. Por isso o estágio é importante. Possibilita ao estudante compreender a realidade e os processos, identificar problemas e gerar soluções ao relacionar o conteúdo teórico com as atividades do dia a dia, seja nas atividades de trabalho, de relacionamento humano, ou simplesmente como cidadão.

Informações

Para maiores informações sobre como divulgar a vaga de estágio de sua empresa ou, se aluno, realizar o estágio, entre em contato com a Direção de Serviços Acadêmicos – Secretaria Acadêmica:


Arquivos para Download

Para a Empresa

Para facilitar a divulgação das vagas para o corpo discente de nossa Instituição, solicita-se a gentileza da empresa de realizar o preenchimento do formulário abaixo e enviar por e-mail para que possamos colaborar com a divulgação.
Caso a empresa já possua uma arte para realizar a divulgação de sua vaga de estágio, poderá ser enviada juntamente com o formulário.

O Termo de Compromisso de Estágio é um documento que formaliza o acordo entre a empresa ou instituição e o estudante que irá realizar o estágio em suas instalações. Esse termo estabelece as condições do estágio, como carga horária, atividades a serem realizadas, remuneração, período de duração, dentre outros aspectos relevantes.

Esse documento é importante para assegurar os direitos e deveres tanto do estudante quanto da empresa/instituição, além de garantir a legalidade e a validade do estágio perante a legislação trabalhista. O Termo de Compromisso de Estágio é obrigatório para a realização de estágios e deve ser assinado em 3 vias, sendo uma para a empresa, uma para o estagiário e a terceira via da escola pelas partes envolvidas antes do início das atividades do estagiário.

Link para download:

Um Termo Aditivo de Estágio tem como objetivo alterar ou complementar as condições estabelecidas no termo de compromisso de estágio original, por acordo entre o estagiário, a instituição de ensino e a empresa concedente do estágio.

O Termo Aditivo pode ser utilizado para prorrogar o período de duração, desde que seja de comum acordo entre as partes.

É importante ressaltar que qualquer alteração nas condições originais do estágio só pode ser realizada mediante a assinatura do Termo Aditivo, que deve ser registrado na instituição de ensino. Além disso, o termo aditivo deve ser assinado em 3 vias, sendo uma para a empresa, uma para o estagiário e a terceira via da escola.

Link para download:

O Termo de Rescisão de Estágio é o documento que formaliza o encerramento do contrato de estágio antes do seu término previsto. Ele pode ser utilizado em diversas situações, a conclusão do curso pelo estagiário, a desistência do estagiário ou a rescisão do contrato por parte da empresa concedente.

O termo de rescisão de estágio é um documento importante para garantir que todas as partes envolvidas estejam cientes do encerramento do contrato e para evitar possíveis problemas jurídicos futuros. Ele deve ser assinado em 3 vias, sendo uma para a empresa, uma para o estagiário e a terceira via da escola.

Link para download:

O Relatório de Avaliação de Estágio deve ser elaborado pelo responsável pela supervisão de estágio na empresa. Este documento tem como objetivo avaliar o processo de ensino-aprendizagem do estagiário durante o período em que esteve na empresa. É extremamente importante que o relatório seja preenchido ao final do estágio para que a empresa, o estagiário e a escola possam ter uma visão clara do desenvolvimento das atividades realizadas na empresa e como estas se relacionam com as atividades pedagógicas da Unidade Escolar.

Link para download:

A Cartilha traz uma série de perguntas e respostas referente a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que regulamenta o estágio no Brasil. Elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 2010, sua leitura é de extrema importância tanto para a Empresa como para o Estagiário.

Arquivo:


Para o Estagiário

O Relatório de Estágio é uma ferramenta importante para o discente demonstrar o conhecimento adquirido durante o período de estágio e sua capacidade de aplicá-lo na prática. Ele permite ao aluno refletir sobre suas experiências, desafios, aprendizados e resultados alcançados, bem como avaliar seu desempenho e identificar áreas que precisam ser aprimoradas.

A entrega do documento deve ser realizada ao Professor Orientador para que, após análise, seja arquivado no Prontuário Discente, juntamente com a documentação referente ao estágio realizado.

Link para download:

O Curriculum Vitae (CV) é o documento que contém um resumo das informações pessoais, profissionais e acadêmicas de um candidato a emprego. O objetivo do CV é apresentar as habilidades, qualificações e experiência de trabalho do candidato de uma forma clara e concisa para um empregador em potencial.

É importante que o CV seja bem escrito e apresente as informações de forma clara e organizada. Pensando nisso, disponibilizamos aqui um modelo para elaboração de um Curriculum Vitae.

Link para download: