História da Etec Pedro D’Arcádia Neto

Prédio da Etec Pedro D’Arcádia Neto

Em 23 de fevereiro de 1948, o então Governador do Estado de São Paulo, senhor Adhemar de Barros, sanciona a Lei nº 77, que dispõe sobre a criação de cursos práticos do ensino profissional no interior do Estado e Assis encontra-se no rol de municípios contemplados.

Com a liberação estadual para que o município possa realizar Cursos Práticos de Ensino Profissional, a Prefeitura realiza a doação de um terreno em um dos bairros mais promissores da cidade. Assim, iniciou-se a construção da “Escola Artesanal” na Rua Senhor do Bonfim, número 1226 da Vila Xavier, local onde está instalada até os dias atuais.

Escola Artesanal de Assis

No dia 02 de abril de 1951, a Escola Artesanal teve sua inauguração para toda a comunidade assisense com os cursos de Ajustagem Mecânica, Corte e Costura, Educação Doméstica, Marcenaria, Torneiro Mecânico e Conhecimento sobre Alimentação.

Durante o passar dos anos, a escola passou por mudanças em sua nomenclatura. De “Escola Artesanal” para “Ginásio Industrial Estadual de Assis” e, em 1975, através da Lei nº 753, passa-se a denominar-se “Escola Estadual de 1º Grau “Pedro D’Arcádia Neto”, em homenagem ao grande poeta e professor assisense.

Até meados de 1991, a escola foi subordinada à Secretaria da Educação do Estado (administrada pela DISAETE – Divisão de Supervisão de Apoio às Escolas Técnicas Estaduais), e sua designação era “Escola Técnica Estadual de 2º Grau (ETESG) “Pedro D’Arcádia Neto”.

Em 1992 houve uma mudança quanto a Secretaria de Estado responsável pela unidade de ensino, sendo que, a partir de então, seria subordinada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e sua administração foi assumida pela DEET – Divisão Estadual de Ensino Técnico.

Já em 1993, através do Decreto 37.735, ocorreu a transferência da escola para o Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS e, com isso, tendo seu nome alterado, em 1994, para Etec Pedro D’Arcádia Neto.

Atualmente, a Etec oferece 15 cursos gratuitos de Ensino Médio e Técnico, com alta qualidade, para cerca de 1.200 alunos em sua Unidade Sede, localizada em Assis, e em suas Classes Descentralizadas em Maracaí e Tarumã. Além disso, a Etec possui uma parceria com a FUNAP/Assis.