CIPA e Brigada de Incêndio

O que é CIPA?

CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. É um grupo formado por representantes dos funcionários e empregadores de uma empresa, responsável por promover a saúde e segurança do trabalho, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.

Entre suas atribuições estão a identificação de riscos no ambiente de trabalho, elaboração de programas de prevenção, realização de treinamentos e ações de conscientização, investigação de acidentes e orientação sobre o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs).

A CIPA é responsável pela realização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) anualmente. Este evento tem como objetivo promover a conscientização e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho. É uma semana dedicada a atividades e palestras que visam a segurança e a saúde, além de estimular a adoção de medidas preventivas para reduzir os riscos de acidentes.

Todo o trabalho realizado pela CIPA é regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho e Previdência e tem assistência do Núcleo de Promoção da Saúde Ocupacional (NPSO) do Centro Paula Souza.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Gestão 2023-2024

  • Presidente: Geraldo Batista Serra (membro designado)
  • Vice-Presidente: Adalberto Farias Amaro (membro eleito)
  • Secretário: Nazor dos Santos Júnior (membro designado)
  • Secretário Suplente: Patrícia Coelho Mendes de Britto Haddad (membro designado)

O que é Brigada de Incêndio?

Brigada de Incêndio

A Brigada de Incêndio é um grupo de funcionários treinados e capacitados para agir em caso de emergências envolvendo incêndios. Essa equipe é formada por voluntários e pode ser composta por membros de diferentes áreas da empresa, incluindo representantes da segurança do trabalho, recursos humanos, operação e manutenção.

A função da Brigada de Incêndio é prevenir e combater incêndios, proteger vidas e patrimônio, além de realizar a evacuação segura de pessoas em caso de emergência. A existência da Brigada de Incêndio é fundamental para a segurança e bem-estar de toda comunidade escolar.

A Brigada de Incêndio é regulamentada pela Norma Regulamentadora nº 23 (NR-23) do Ministério do Trabalho e Previdência e tem assistência do Núcleo de Promoção da Saúde Ocupacional (NPSO) do Centro Paula Souza.

  • Coordenador da Brigada de Incêndio: Geraldo Batista Serra