Biblioteca

A Biblioteca é responsável por gerenciar o acesso e utilização de livros, revistas, periódicos, materiais audiovisuais e outros recursos didáticos e informativos disponíveis na Etec.

Nossa Biblioteca conta com um acervo de mais de 5.000 títulos entre livros técnicos, revistas, filmes, entre outras mídias, além de prestar serviços de reprografia, impressão e encadernação e plastificação. Possui também computadores com acesso à internet para consultas acadêmicas.

A Biblioteca é um ambiente essencial para o processo educacional, pois contribui para o desenvolvimento da leitura, da pesquisa e do conhecimento, além de incentivar o hábito de buscar informações e o aprimoramento da formação acadêmica dos alunos.

O departamento é vinculado ao Núcleo de Biblioteca (NB/CGD) do Centro Paula Souza.


A Equipe

Ana Maria Gomes de Almeida
Analista de Suporte e Gestão – Bibliotecária
CRB-8: SP-011050/O
e-mail: e095bibli@cps.sp.gov.br
Telefone: (18) 3322-3941 / 3321-5266 – Ramal 30


Agentes Técnicos e Administrativos

  • Maria Aparecida de Azevedo
  • Maria Nathália Gonçalves
  • Roberto Rodrigues Leite Júnior

e-mail: e095.biblioteca@etec.sp.gov.br

Atendimento ao Público:

De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00, das 13h00 às 17h00 e das 19h00 às 21h00*

*em período de férias e recesso escolar, o atendimento ocorre somente em horário comercial.


Endereços Úteis

  • Repositório Institucional do Conhecimento – RIC-CPS
    • O Repositório Institucional do Conhecimento do Centro Paula Souza (RIC-CPS) é uma ferramenta informatizada capaz de gerenciar, armazenar, preservar e disseminar em formato digital o conhecimento científico, tecnológico, artístico-cultural e técnico-administrativo produzido nas comunidades do Centro Paula Souza.

  • Arquivo Público do Estado de São Paulo
    • O Arquivo Público do Estado de São Paulo, criado em 1892, é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. É o órgão responsável pelo desenvolvimento e coordenação da política estadual de arquivos por meio da gestão, preservação e acesso aos documentos públicos. Seu acervo é formado por aproximadamente 25 milhões de documentos textuais, 3 milhões de documentos iconográficos e cartográficos, 45 mil volumes de livros e mais de seis mil títulos de jornais e 2 mil títulos de revistas, provenientes de diversas secretarias de estado, arquivos e entidades privadas. Parte de seu acervo está disponível ao público de forma digital.

  • Biblioteca Nacional
    • A Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Brasil, cujo nome oficial institucional é Fundação Biblioteca Nacional, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com cerca de nove milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal.
      A Biblioteca Nacional desenvolve diversos projetos e acervos digitais em sua plataforma digital, entre elas a Hemeroteca Digital, um portal que possibilita a consulta ao acervo de periódicos nacionais (jornais, revistas, anuários, boletins etc.) e de publicações seriadas.

  • Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library)
    • A World Digital Library (Biblioteca Digital Mundial em português) é uma biblioteca digital projetada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e pela UNESCO em parceria com mais 31 outras instituições de vários países. A biblioteca disponibiliza tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar, em diversas formas. Dentre elas manuscritos, filmes gravuras, fotografias, livros raros, desenhos arquitetônicos, etc. Podem ser facilmente pesquisados por lugar, período, tema, tipo de item e instituição contribuinte, ou podem ser localizados por uma pesquisa aberta, em vários idiomas.

  • Conservation Research Foundation Museum – Getty Museum
    • O Getty Museum, também conhecido como The Getty, é um museu de arte com duas unidades na Califórnia, Estados Unidos. Seu website é um recurso valioso, pois nele é possível explorar a história da arte e admirar obras de alguns dos artistas mais famosos do mundo. Acessar informações e recursos de pesquisa para aprofundamento em história da arte. Encontrar materiais educativos para uso em trabalhos acadêmicos.

  • BibliON – Biblioteca Digital Gratuita do Estado de São Paulo
    • BibliON é a biblioteca digital gratuita de São Paulo. São milhares de livros digitais para ler onde e como quiser, além de uma vasta grade de programação cultural, como clubes de leitura, atividades de formação e muito mais. A BibliON é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sob a gestão da SP Leituras.