Conselhos

Conselho de Escola

Conselho de Escola é um órgão colegiado que tem como objetivo discutir e decidir questões relacionadas à gestão da escola, como por exemplo, a elaboração do Projeto Político Pedagógico, a definição do calendário escolar, a destinação de recursos financeiros, a organização do trabalho pedagógico, entre outros assuntos relevantes para o funcionamento da instituição de ensino. O Conselho de Escola é composto por representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores, funcionários e direção da escola.

A participação no Conselho de Escola é uma oportunidade para a comunidade escolar se envolver diretamente na gestão da escola, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e para o fortalecimento da democracia participativa.

A criação e as atribuições do Conselho de Escola das Etecs são regidos pelos artigos 10 e 11 do Regimento Comum das Etecs (Deliberação CEETEPS nº 87, de 08 de dezembro 2022).


Conselho de Classe

Conselho de Classe é um órgão colegiado que tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos, além de discutir e planejar ações pedagógicas que possam contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. É composto por professores, coordenadores e direção da escola, que se reúnem para analisar o desempenho dos alunos em cada disciplina, considerando critérios como frequência, participação, trabalhos e avaliações. Com base nessas análises, são tomadas decisões em relação à promoção ou retenção do aluno, bem como são propostas medidas para auxiliar os alunos que apresentam dificuldades no aprendizado. O Conselho de Classe é uma importante instância para a gestão escolar e para o acompanhamento do progresso dos alunos ao longo do ano letivo.

O Conselho de Classe das Etecs é regido pelos artigos 12 e 13 do Regimento Comum das Etecs (Deliberação CEETEPS nº 87, de 08 de dezembro 2022).