Ensino Médio

Etapa final da educação básica, da qual também fazem parte a educação infantil e o ensino fundamental. O ensino médio tem duração mínima de três anos e atende a formação geral do educando, podendo incluir programas de preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional.

O conceito de ensino médio foi criado a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, em substituição ao antigo Segundo Grau. A educação profissional de nível técnico, por sua vez, passou a ter organização curricular independente do Ensino Médio. De acordo com a LDB, o ensino médio conta com um currículo de base nacional comum, voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades básicas, tendo por objetivo:

  • a formação da pessoa de forma a desenvolver os seus valores e as competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa;
  • o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • a preparação e orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo;
  • o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.

Em 2017 foi sancionada a Lei nº 13.415 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

A Etec Pedro D’Arcádia Neto oferece a oportunidade para os candidatos às vagas do ensino médio a realizarem o curso na modalidade do Itinerário Formativo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da modalidade com Habilitação Profissional de Técnico em Administração; Informática para Internet; Mecânica e Química.

O ingresso para se dá por meio de um processo seletivo – Vestibulinho – que ocorre anualmente. Mais informações no site www.vestibulinhoetec.com.br.


Cursos do Ensino Médio com Itinerário Formativo oferecidos pela Etec Pedro D’Arcádia Neto:

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Ao estruturar o Itinerários Formativos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, buscou-se nas competências de área descritas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), referência para as habilidades elencadas para o itinerário de Ciências Humanas, conforme Portarias específicas que estabelecem os referenciais para elaboração dos itinerários formativos.

O foco deste Itinerário Formativo será o estudo do homem do ponto de vista social, cultural e histórico, mobilizando esforços na resolução de problemas contemporâneos.

O currículo da BNCC do Ensino Médio com Itinerário Formativo de CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS foi organizado visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas áreas de conhecimento. Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades, bem como valores e atitudes pertinentes à formação cidadã. Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.

Itinerário Formativo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Coordenação:

  • Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
    • Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
    • Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Matriz Curricular:

A partir das habilidades do Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, foram relacionadas as habilidades da formação geral básica que deverão ser aprofundadas e ampliadas para que o estudante tenha uma visão de mundo ampla e heterogênea e seja capaz de tomar decisões individuais e coletivas, considerando conhecimentos científicos e apresentando argumentação embasada, de modo a intervir de forma consciente na escola, no trabalho e na vida.

O foco deste Itinerário Formativo será o estudo dos efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas e a análise do meio ambiente e seus fatores físicos, químicos, biológicos, econômicos, sociais e culturais.

O currículo da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio com Itinerário Formativo de CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS foi organizado visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas áreas de conhecimento. Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades, bem como valores e atitudes pertinentes à formação cidadã. Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.

Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Coordenação:

  • Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
    • Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
    • Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Matriz Curricular:

Com o Itinerário Formativo de Matemática e suas Tecnologias, espera-se que o estudante compreenda a relação entre a Matemática e seu projeto de vida, tendo garantido os aprofundamentos de conceitos oriundos do saber matemático, e que seja capaz de aplicar procedimentos e utilizar ferramentas que ampliem sua capacidade de tomar decisões e agir no exercício pleno da cidadania de maneira ética, solidária e sustentável. Nessa perspectiva, procura-se articular os aspectos da modelagem matemática para dar significado a objetos da área, pois é no contexto histórico do desenvolvimento do pensamento matemático que podemos justificar todos os fundamentos matemáticos utilizados como objetos de conhecimento no desenvolvimento do saber, na trajetória estudantil.

O foco deste itinerário formativo será o estudo de fundamentos e cálculos próprios da Matemática, mobilizando esforços na resolução de problemas e no desenvolvimento do raciocínio lógico.

O currículo da BNCC do Ensino Médio com Itinerário Formativo de MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS foi organizado visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas áreas de conhecimento. Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades, bem como valores e atitudes pertinentes à formação cidadã. Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.

Itinerário Formativo de Matemática e suas Tecnologias

Coordenação:

  • Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
    • Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
    • Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Matriz Curricular:


Cursos do Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica oferecidos pela Etec Pedro D’Arcádia Neto:

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O currículo do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração busca atrelar demandas do setor produtivo e competências sociais, oferecendo uma formação consolidada para que nossos alunos estejam aptos a adentrar neste tão competitivo e seletivo mercado.

A organização curricular do está de acordo com o Eixo Tecnológico “Gestão e Negócios” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.

Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é estruturado na forma de oferecimento Integrada ao Ensino Médio e é constituído por Componentes Curriculares da Formação Geral (Ensino Médio) e Componentes Curriculares da Formação Técnica e Profissional (Ensino Técnico).

Ensino Médio com Habilitação de Técnico em Administração

Coordenação:

  • Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
    • Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
    • Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Professor Fábio Silvério da Silva Júnior
    • Coordenador da área técnica – Gestão e Negócios

Matriz Curricular:

A Informática para Internet tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como arquitetura da informação, programação, usabilidade, acessibilidade etc. Pode ser vista ainda como uma extensão da prática do design, com aplicação de técnicas de desenvolvimento, em que o foco do projeto é a criação de websites e aplicativos e disponibilização no ambiente da web.

A organização curricular do está de acordo com o Eixo Tecnológico “Informação e Comunicação” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.

Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET é estruturado na forma de oferecimento Integrada ao Ensino Médio e é constituído por Componentes Curriculares da Formação Geral (Ensino Médio) e Componentes Curriculares da Formação Técnica e Profissional (Ensino Técnico).

Ensino Médio com Habilitação de Técnico em Informática para Internet

Coordenação:

  • Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
    • Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
    • Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Professora Nádia Sakae Habu
    • Coordenadora da área técnica – Informação e Comunicação

Matriz Curricular:

A qualificação da mão de obra formada nas escolas técnicas são cada vez mais abrangentes e com possibilidade de acesso direto ao ensino superior. Isso resulta na necessidade da formação de um profissional cada vez mais bem preparado e detentor de um amplo conhecimento e de inúmeras habilidades.

As atribuições e responsabilidades de um técnico vêm crescendo em virtude da versatilidade que esse profissional deverá possuir dentro das organizações, já que sua formação permeia tanto a área produtiva como também a área administrativa, que lhe proporciona uma série de possibilidades para sua atuação.

A organização curricular do está de acordo com o Eixo Tecnológico “Controle e Processos Industriais” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.

Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM MECÂNICA é estruturado na forma de oferecimento Integrada ao Ensino Médio e é constituído por Componentes Curriculares da Formação Geral (Ensino Médio) e Componentes Curriculares da Formação Técnica e Profissional (Ensino Técnico).

Ensino Médio com Habilitação de Técnico em Mecânica

Coordenação:

  • Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
    • Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
    • Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Professor Edson Aparecido Ferreira
    • Coordenador da área técnica – Controle e Processos Industriais

A formação técnica profissional é um fator de destaque na busca de profissionais reconhecidos e em igualdade de competição. A revolução 4.0 caminha a passos largos e requer pessoas capazes de resolver problemas e não mais serem parte da mão de obra. A indústria química brasileira tem vocação para ser uma das protagonistas do desenvolvimento do país.

Em um mundo tão globalizado e interrelacionado, o perfil de formação desse profissional qualifica a operar, controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais. Avaliar atividades, controlar a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos. Realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Desenvolver produtos e processos. Comprar e estocar matérias-primas, insumos e produtos, o que possibilita a certificação intermediária em curso de qualificação profissional durante seu itinerário formativo.

A organização curricular do está de acordo com o Eixo Tecnológico “Produção Industrial” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.

Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM QUÍMICA é estruturado na forma de oferecimento Integrada ao Ensino Médio e é constituído por Componentes Curriculares da Formação Geral (Ensino Médio) e Componentes Curriculares da Formação Técnica e Profissional (Ensino Técnico).

Ensino Médio com habilitação de Técnico em Química

Coordenação:

  • Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
    • Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
    • Coordenadora da área técnica – Produção Industrial
  • Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
    • Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Matriz Curricular: