Ensino Técnico

São destinados àqueles que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. Os cursos são presenciais, com aulas diárias e duração que varia de acordo com o curso técnico escolhido (de um a dois anos de duração).

O ingresso para se dá por meio do processo seletivo – Vestibulinho – que ocorre semestralmente.

Mais informações no site www.vestibulinhoetec.com.br.


Cursos Técnicos oferecidos pela Etec Pedro D’Arcádia Neto:

Os curso técnicos oferecidos em nossa Unidade são:

(clique para mais informações)

Técnico em Açúcar e Álcool

O Técnico em Açúcar e Álcool é o profissional que atua no controle e na supervisão dos processos tecnológicos da produção de açúcar e álcool e subprodutos, assim como programa atividades de produção e monitora funcionamento de equipamentos e sistemas. Controla parâmetros do processo produtivo, opera suas etapas e movimenta materiais e insumos. Efetua análises físico-químicas em amostras de matérias-primas e produtos intermediários nas etapas dos processos de industrialização da cana-de-açúcar, faz controle de qualidade dos processos, prepara máquinas, equipamentos e materiais, realiza manutenção autônoma de máquinas e equipamentos para a cadeia produtiva, aplica normas internacionais e nacionais, respeita os padrões de higiene e segurança do trabalho e preservação ambiental. Compõe equipe multidisciplinar nas fases de colheita, transporte, moagem, industrialização e distribuição dos produtos e subprodutos e de programas e procedimentos de segurança e análise de riscos.

Mercado de Trabalho:

Destilarias; Órgãos públicos; Indústria alimentícia; Laboratórios de pesquisa; Usinas Sucroalcooleiras; Indústrias químicas e afins; Indústrias de bebidas destiladas; Indústrias de Bebidas Gaseificadas; Empresas distribuidoras de açúcar; Empresas distribuidoras de combustíveis; Empresas de produção e venda de insumos industriais; Cooperativas de fornecedores/produtores de matéria-prima; Empresas terceirizadas do setor de fertilizantes e análises de solo.


Coordenação:

  • Professor Edson Aparecido Ferreira
    • Classe Descentralizada (Tarumã)

Matriz Curricular:

Técnico em Administração

O Técnico em Administração é o profissional que executa atividades administrativas da organização relacionadas aos processos de: gestão de pessoas, operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, marketing, vendas e finanças. Atua em organizações públicas e privadas de segmentos variados, das áreas de comércio, serviços, indústria, consultoria, ensino e pesquisa, relacionando-se com equipes de diversos setores da organização, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

Mercado de Trabalho:

Organizações públicas, privadas e do terceiro setor.


Coordenação:

  • Professor Fábio Silvério da Silva Júnior
  • Professor Nazor dos Santos Júnior
    • Classe Descentralizada (Maracaí)
  • Professor André Alonso Ribeiro
    • Classe Descentralizada (FUNAP – Assis)

Matriz Curricular:

Técnico em Contabilidade

O Técnico em Contabilidade, sob supervisão de um contador, é responsável pela escrituração de processos contábeis, classificação, conferência e guarda de documentos de origem contábil e financeira, elaboração de guias para o recolhimento de tributos e outras obrigações acessórias, execução de controle financeiro de contratos, rotinas trabalhistas, fiscais e patrimoniais. Esse profissional pode atuar em diferentes organizações, públicas ou privadas, de diversos portes em conformidade com a Legislação Contábil Brasileira e normas internacionais, suportado por técnicas, métodos, ferramentas e sistemas de tecnologia específicas de sua área de atuação.

Mercado de Trabalho:

Escritórios de Contabilidade; Departamentos de contabilidade de empresas comerciais, industriais, serviço agrícolas, terceiro setor e em órgãos governamentais.

Nota: O Sistema Conselhos de Contabilidade (CFC e CRC) , após a promulgação da Resolução CFC nº 1645/21, não mais realiza o registro do profissional de Técnico em Contabilidade.


Coordenação:

  • Professor Fábio Silvério da Silva Júnior

Matriz Curricular:

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas é o profissional que desenvolve sistemas computacionais utilizando ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação específica. Auxilia no dimensionamento de requisitos e funcionalidades em projetos de sistemas. Realiza testes funcionais de programas de computador e aplicativos. Executa manutenção de programas de computador. Modela, implementa e mantém bancos de dados. Se destaca no ambiente em que trabalha por ser capaz de se integrar em equipes, analisar os recursos empregados em suas tarefas, buscar melhorias incrementais em instrumentos e formas de trabalho, com objetivo de otimizar tarefas e recursos materiais.

Mercado de Trabalho:

Empresas e departamentos de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais, podendo também atuar com profissional autônomo.


Coordenação:

  • Professora Nádia Sakae Habu

Matriz Curricular:

Técnico em Enfermagem

O Técnico em Enfermagem, é o profissional que atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde do paciente/ cliente, família e comunidade, em todas as faixas etárias. Desenvolve ações de educação para o auto-cuidado, bem como de segurança no trabalho e de biossegurança nas ações de enfermagem. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, procedimentos invasivos, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos em qualquer fase do ciclo vital. Participa de uma equipe multiprofissional com visão crítica e reflexiva, atuando de acordo com princípios éticos.

Mercado de Trabalho:

Instituições hospitalares, ambulatoriais e clínicas; Empresas; Serviços Sociais; Serviços de Urgência; Unidades Básicas de Saúde; Programa Saúde da Família; Serviço de Home Care (domicílio); Instituições de longa permanência para idosos.

Para realizar o curso Técnico em Enfermagem, o(a) candidato(a) deve possuir 18 anos ou mais.


Coordenação:

  • Professor Claudinei Aparecido dos Santos

Matriz Curricular:

Técnico em Farmácia

O Técnico em Farmácia é o profissional que, sob supervisão do farmacêutico, interpreta prescrições e diversos tipos de receituários, auxiliando na dispensação e orientação correta acerca da assistência farmacêutica. Avia prescrições hospitalares, auxilia na logística e administração do setor farmacêutico na indústria e comércio, aplicando o controle de qualidade, além de realizar registros e cadastros em sistemas e softwares.

Mercado de Trabalho

Farmácias Clínicas; Farmácias Magistrais; Farmácias Hospitalares; Farmácias Homeopáticas; Indústrias de Cosméticos; Indústrias Farmacêuticas; Indústrias Químico-farmacêuticas; Unidades Básicas de Saúde; Unidades de Dispensação do SUS; Distribuidoras de Medicamentos, Insumos e Correlatos; Laboratórios de Pesquisas (vinculados a Universidades, Faculdades, Institutos de Pesquisas etc.).


Coordenação:

  • Professora Karine Baldo de Gênova Campos
  • Professor Leandro Mateus Braz

Matriz Curricular:

O curso Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas é oferecido pela Etec exclusivamente na Unidade Descentralizada de Tarumã

Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas

O Técnico em Manutenção em Máquinas Pesadas é o profissional que planeja, controla e executa atividades relativas à manutenção de máquinas pesadas automotoras sobre pneus e esteiras. Realiza atividades de inspeção, atualização tecnológica, elaboração de planos de manutenção e projetos. Planeja, aplica e controla procedimentos de desmontagem, montagem, lubrificação e ensaios. Executa a instalação de acessórios e equipamentos em máquinas pesadas. Interpreta desenhos técnicos. Aplica técnicas de medição e ensaios. Específica materiais e técnicas para reparos em máquinas e equipamentos pesados.

Mercado de Trabalho

Concessionárias e revendas; Empresas de terraplanagem; Montadoras de máquinas pesadas, equipamentos e implementos agrícolas; Setor de instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em máquinas pesadas; Oficinas mecânicas e empresas de manutenção em máquinas e equipamentos e implementos agrícolas; Setor de manutenção da área agrícola em geral, como Usinas de Açúcar e Álcool e empresas agrícolas (fazendas e cooperativas agrícolas).


Coordenação:

  • Professor Edson Aparecido Ferreira
    • Classe Descentralizada (Tarumã)

Matriz Curricular:

Técnico em Marketing

O Técnico em Marketing é o profissional que estuda o mercado alvo, o comportamento do consumidor e suas tendências, monitora os concorrentes, as ameaças e as oportunidades no segmento de atuação da organização. Desenvolve e alinha oferta de produtos e serviços da empresa às mudanças constantes, às necessidades e aos desejos do consumidor. Colabora com o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Auxilia na construção de estratégias de diferenciação e posicionamento da marca baseadas em produtos, políticas de preços, distribuição e promoção, criando vantagem competitiva, valor aos consumidores e lucro para os acionistas.

Mercado de Trabalho:

Instituições públicas, Organizações privadas e do terceiro setor, Empresas de consultoria e de forma autônoma.


Coordenação:

  • Professor Fábio Silvério da Silva Júnior

Matriz Curricular:

EM BREVE

Técnico em Mecânica

O Técnico em Mecânica, é o profissional que elabora projetos mecânicos e sistemas automatizados. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos. Desenvolve e controla processos de fabricação e montagem de conjuntos mecânicos. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica. Elabora documentação, realiza compras e vendas técnicas e cumpre normas e procedimentos de segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Mercado de Trabalho:

Empresas prestadoras de serviços de manutenção e instalações industriais; Laboratórios de controle de qualidade, inspeção técnica e pesquisa na área da mecânica; Indústrias fabricantes de produtos de metal, borracha e plástico, de máquinas, equipamentos, aparelhos e materiais elétricos e de equipamentos de instrumentação.


Coordenação:

  • Professor Geraldo Batista Serra

Matriz Curricular:

Técnico em Meio Ambiente

O Técnico em Meio Ambiente, coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, no acompanhamento e na execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e de preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Detecta as intervenções ambientais, auxilia na análise de suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos. Procura meios de viabilizar soluções ambientais aos interesses e demandas mercadológicos, identificando oportunidades de negócios empreendedores.

Mercado de Trabalho:

Instituições públicas; Terceiro setor; Empresas prestadoras de serviço de controle ambiental; Empresas privadas ou públicas atuantes em Sistemas de Gestão Ambiental; Sistemas de Tratamento de água, esgoto e efluentes diversos; Prestação de serviços em consultoria ambiental e gestão de resíduos; Unidades de preservação; Empresas de pesquisa; Parques, jardins botânicos e empresas florestais; Instituições e organizações não governamentais.


Coordenação:

  • Professor Leandro Mateus Braz

Matriz Curricular:

Técnico em Química

O Técnico em Química, é o profissional que atua no planejamento, na coordenação, na operação e controle dos processos industriais e produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica de equipamentos e produtos químicos. Participa do desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.

Mercado de Trabalho:

Indústrias; Laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento de indústrias ou empresas químicas, de calibração, de análise, controle de qualidade e ambiental; Empresas de Tratamento de água e de efluentes; Empresas de comercialização e assistência técnica; Entidades de certificação de produtos; Autônomo empreendedor.


Coordenação:

  • Professor Karine Baldo de Gênova Campos
  • Leandro Mateus Braz
  • Nazor dos Santos Júnior
    • Classe Descentralizada (Maracaí)

Matriz Curricular:

Técnico em Recursos Humanos

O Técnico em Recursos Humanos é o profissional que organiza a rotina diária da gestão de pessoas e auxilia no processo de recrutamento e seleção de pessoal. Elabora documentos administrativos, confere frequência, benefícios concedidos, afastamentos, férias e transferências de funcionários. Realiza contratação e registro de funcionários conforme a legislação trabalhista e efetua lançamentos de folha de pagamento. Presta informações sobre direitos trabalhistas. Apoia processos de treinamento,  capacitação e desenvolvimento de colaboradores. Contribui para o crescimento das organizações por meio da construção de relações éticas com seus colaboradores. Colabora para o controle da vida funcional, assim como para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Sugere melhoria nos processos administrativos da gestão de pessoas, atuando de maneira colaborativa com objetivo de otimizar o uso de recursos disponíveis.

Mercado de Trabalho:

Organizações públicas, privadas e do terceiro setor.


Coordenação:

  • Professor Fábio Silvério da Silva Júnior
  • Professor André Alonso Ribeiro
    • Classe Descentralizada (FUNAP – Assis)

Matriz Curricular:

Cursos de Especializações Técnicas:

(clique para mais informações)

O Especialista Técnico em Cálculos Trabalhistas é o profissional que efetua cálculos trabalhistas, lança pagamentos no sistema e apura valores de encargos sociais. Elabora cálculos de baixa complexidade em fases de liquidação de sentença e execução, analisa cálculos apresentados pelas partes e fornece subsídios à equipe jurídica para impugnação ou concordância. Realiza levantamento de informações, organiza pastas e documentos e classificação contábil. Auxilia na apuração de impostos, concilia contas, preenche guias de recolhimento e de solicitações junto a órgãos do governo e assessora na recepção de pessoas da área Trabalhista para fiscalização.

O profissional formado pela Etec destaca-se no ambiente de trabalho por ser capaz de se integrar em equipes e produzir individualmente. Analisa os recursos empregados em suas tarefas, propõe melhorias incrementais em instrumentos, ferramentas e formas de trabalho, buscando a otimização de tarefas e recursos materiais. Desenvolve metodologias de cálculos trabalhistas para resolução de problemas relacionados à área de Recursos Humanos.

Público:

Para ingressar no curso da Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Cálculos Trabalhistas, o(a) aluno(a) deverá ter concluído: Técnico em Administração; Técnico em Contabilidade; Técnico em Recursos Humanos; Técnico em Serviços Jurídicos, ou curso técnico equivalente, tendo como base a tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação.

Alternativamente, o(a) aluno(a) poderá ser concluinte de cursos superiores relacionados, seguindo a verticalização (Curso Superior de Tecnologia, Bacharelado e/ou Licenciatura) dos cursos supracitados.

Para a realização da matrícula, caso convocação após classificação no processo seletivo, é necessário apresentar Histórico Escolar ou Diploma.

Mercado de Trabalho:

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.


Coordenação:

  • Professor Fábio Silvério da Silva Júnior

Matriz Curricular:


Cursos Técnico e Especialização a Distância (EaD) Online:

O Centro Paula Souza possui diversos cursos na modalidade a distância (EaD) Online e, para ingressar nestes cursos, deve-se realizar o processo seletivo – Vestibulinho.

Para maiores informações, acesse o website do Grupo de Estudo Educação a Distância (GEEAD), do Centro Paula Souza.