Associação de Pais e Mestres – APM

Associação de Pais e Mestres (APM) é uma entidade sem fins lucrativos formada por pais, responsáveis e docentes de uma escola, com o objetivo de promover a integração entre a comunidade escolar e colaborar para o desenvolvimento da instituição de ensino. A APM tem como função principal a participação na gestão escolar, sendo uma forma de representação dos pais e professores junto à direção da escola. Além disso, a associação pode organizar atividades extracurriculares, eventos e campanhas para arrecadar recursos para a escola e promover o envolvimento da comunidade. A APM é regulamentada por leis e estatutos específicos e é uma importante forma de participação social na educação.


O que faz a APM?

A Associação de Pais e Mestres da Etec Pedro D’Arcádia Neto tem como função:

  • Promover a participação dos pais na gestão da escola e na tomada de decisões importantes para o desenvolvimento da instituição de ensino;
  • Colaborar com a melhoria da qualidade do ensino, fornecendo recursos e apoio aos professores;
  • Organizar atividades extracurriculares e eventos para enriquecer a experiência educacional dos alunos e promover a integração entre a comunidade escolar;
  • Fortalecer a relação entre a escola e a comunidade, estabelecendo parcerias com instituições e empresas locais para promover projetos conjuntos e benefícios para a escola;
  • Arrecadar recursos financeiros para investir em projetos e melhorias na escola, como reformas, compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
  • Entre outras atividades.

Serviços da APM

  • Carteirinha de Contribuinte: é um benefício oferecido pela APM a todos os alunos que ajudam e contribuem com a Associação de Pais e Mestres. Sua validade varia conforme a modalidade de ensino do contribuinte (anual para contribuintes do Ensino Médio e semestral para contribuintes do Ensino Técnico);

  • Armários: O armário da Etec é disponibilizado para uso exclusivo de guarda dos materiais didáticos. É de uso pessoal e intransferível até o término do prazo do Termo de Responsabilidade de Uso. O valor para sua utilização, o número de armários disponibilizados pela Unidade e as regras para sua utilização são disponibilizados em Edital da APM no inicio do ano letivo;

  • Fotocópias e Encadernação: A APM é responsável pelo serviço de fotocópias, impressão e encadernação para alunos. Este serviço está disponível na Biblioteca da escola;

Perguntas Frequentes sobre a APM

A Associação de Pai e Mestres (APM) é uma das formas de participação da comunidade na administração escolar, ou seja, uma ferramenta de gestão democrática.

Deve colaborar com a escola para atingir os objetivos educacionais pretendidos, além de representar e dar luz às demandas da comunidade, pais ou responsáveis de alunos na escola.

A APM ainda é fundamental para fortalecer o entrosamento entre pais, responsáveis e professores e pode ainda colaborar para a programação de atividades culturais, de lazer e saúde envolvendo toda a comunidade.

Através do Decreto n.º 12.983, de 15 de dezembro de 1978, alterado pelo Decreto n.º 65.298, de 18 de novembro de 2020, foi estabelecido o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres, e este é o instrumento que dispõe sobre as finalidades, atribuições e deveres para seu funcionamento como instituição.

A APM é administrada pelo Conselho Deliberativo, constituído de 11 (onze) membros, sendo o Diretor da Escolar o seu presidente nato. Os demais membros são distribuídos nos cargos do Conselho.

Conselho Deliberativo (Gestão 2023-2024):

  • Presidência do Conselho: Elizabeth Correia Soares Sasso
  • Direção Executiva: Marinalva Alves da Silva Saramello
  • Vice-Direção Executiva: Graciliano da Silva Santos
  • Direção Financeira: Fábio Silvério da Silva Júnior
  • Vice-Direção Financeira: Célia Regina dos Reis
  • Direção Cultural, Esportiva e Social: Regina Aparecida Leite
  • Direção de Patrimônio: Gislaine Maristela de Castro Chadi
  • Secretaria: Nazor dos Santos Júnior
  • Representante do Corpo Administrativo: Gustavo Henrique Silva Tozoni
  • Representante dos Responsáveis de Discentes: Alecsandro Michael de Andrade
  • Representante do Corpo Discente: João Vitor da Silva (4º Módulo – Curso Técnico em Mecânica)

O trabalho do Conselho Deliberativo é voluntário. Nenhum de seus membros possui remuneração para desenvolver suas atividades na Associação de Pais e Mestres.

A contribuição financeira para a Associação de Pais e Mestres é sempre facultativa.

No início de cada período letivo é possível realizar a contribuição para a APM, de acordo com a campanha de arrecadação vigente.

O Diretor da Escola é o presidente nato do Conselho Deliberativo da APM, sendo assim ele deve acompanhar todas as reuniões, prestando orientações ou esclarecimentos, fazendo registros de seus pontos de vista, entre outras atividades durante a reunião, porém sem direito a voto.


Seja um doador da APM

  • APM da ETE Pedro D’Arcádia Neto
  • CNPJ: 49.136.732/0001-00
  • Banco do Brasil (001) – Agência: 6570-6 – Conta Corrente: 2423-6
  • Chave PIX: e095adm@cps.sp.gov.br (Banco do Brasil)
  • Chave PIX: 49.136.732/0001-00 (Mercado Pago)
  • Endereço: Rua Senhor do Bonfim, 1226 – Vila Xavier – Assis/SP – 19802-130