Orientação Educacional

A Orientação Educacional é o departamento cuja função principal é aconselhar e apoiar os estudantes em seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. O(A) Orientador(a) Educacional trabalha em colaboração com o corpo docente e os responsáveis para identificar as necessidades individuais dos alunos e desenvolver estratégias para ajudá-los a alcançar seus objetivos.


Atribuições da Orientação Educacional

De acordo com o artigo 39 do Regimento Comum das Etecs, o Orientador Educacional da Etec, sem prejuízo de outras constantes em documento próprio do CEETEPS e da legislação, terá as seguintes atribuições:

  1. colaborar com a formação permanente do corpo discente, no que diz respeito aos valores e atitudes, promovendo atividades que levem o aluno a desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade escolar incentivando os alunos a participarem dos órgãos colegiados: Conselhos de Escola, de Classe, Associação de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil e Cooperativas, dentre outros;
  2. fornecer apoio educacional aos alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas nas relações interpessoais que comprometam o processo de ensino e de aprendizagem, em especial quanto a procedimentos de recuperação, reorientação da aprendizagem e em casos de progressão parcial;
  3. mediar conflitos no ambiente escolar, favorecendo a interação escola, aluno e família;
  4. organizar, gerenciar e avaliar dados estatísticos referentes à frequência, rendimento e permanência de alunos, em conjunto com a Direção de Serviços Acadêmicos e Coordenação Pedagógica, visando à compreensão de suas causas e aprimoramento de resultados.

A Orientadora Educacional

Professora Maria Edileusa Sterle
e-mail: e095.educacional@etec.sp.gov.br
Telefone: (18) 3322-3941 / 3321-5266 – Ramal 28