A Escola

Valores

Ser reconhecida como uma instituição que promove uma Educação de qualidade nas modalidades integradas e técnicas, que forma cidadãos eficientes e eficazes ao bom desempenho das atividades profissionais e, que de forma competente e ética, desenvolvem seus projetos de vida como cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades sociais.

Missão

Desenvolver um trabalho educacional que
contribua para formação de cidadãos éticos, críticos, dotados de vontade política, capazes de
resolver problemas, competentes para adaptarem-se às novas condições de empregabilidade , bem como com a colocação do conhecimento técnico e tecnológico a serviço da
sociedade.

Visão

Ser a instituição de Ensino Médio e Técnico que melhor atenda às demandas do mercado de trabalho, reconhecida pela qualidade de ensino e que melhor prepare os alunos para a continuidade dos estudos e para o exercício da cidadania..

Infraestrutura

A Etec Pedro D’Arcádia Neto conta com uma infraestrutura completa e moderna para proporcionar aos seus alunos uma educação de qualidade. Com 16 salas de aula equipadas com televisores, a escola oferece aos estudantes um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, utilizados pelos professores para apresentar conteúdos de forma mais didática, além de exibir vídeos, imagens e outros recursos que complementam o ensino.

Além das salas de aula, a escola conta com outras áreas importantes, como uma biblioteca, laboratórios de informática, química, mecânica, metalografia, sala de integração criativa – espaço maker, quadra esportiva coberta e salas de professores. Esses espaços são utilizados para atividades complementares, como pesquisas, práticas de laboratório, atividades físicas, entre outras.

A Biblioteca é responsável por gerenciar o acesso e utilização de livros, revistas, periódicos, materiais audiovisuais e outros recursos didáticos e informativos disponíveis na Etec.

Nossa Biblioteca conta com um acervo de mais de 5.000 títulos entre livros técnicos, revistas, filmes, entre outras mídias, além de prestar serviços de reprografia, impressão e encadernação e plastificação. Possui também computadores com acesso à internet para consultas acadêmicas.

A Biblioteca é um ambiente essencial para o processo educacional, pois contribui para o desenvolvimento da leitura, da pesquisa e do conhecimento, além de incentivar o hábito de buscar informações e o aprimoramento da formação acadêmica dos alunos.


Responsável:

Bibliotecária:
Ana Maria Gomes de Almeida

A Sala de Integração Criativa – Espaço Maker é um espaço criativo e colaborativo onde os estudantes podem trabalhar juntas para criar projetos utilizando uma variedade de ferramentas e tecnologias. Também conhecida como “laboratório de criação” ou “espaço de inovação”, a SIC – Espaço Maker é um ambiente que estimula a criatividade, o aprendizado e o trabalho em equipe.

O Espaço Maker promove a educação em STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), proporcionando uma abordagem prática e multidisciplinar para a aprendizagem. Os usuários podem experimentar e testar ideias, criando um ambiente de aprendizado ativo e envolvente.

Atualmente este ambiente está em desenvolvimento em nossa Unidade, sendo que, após sua conclusão, contará com laptops para desenvolvimento de atividades; Impressora 3D FDM; Kits Arduino entre outros equipamentos, propiciando um ambiente aberto para ideias e projetos além de um ambiente inclusivo, onde todos são bem-vindos e podem aprender uns com os outros.


Responsável:

Auxiliar de Docente – Área de Informática:
Fariza Barreto Alves
Nicolas Martins de Freitas

O Laboratório de Práticas em Enfermagem é um espaço dedicado ao desenvolvimento de habilidades e competências para o estudante do curso Técnico em Enfermagem, atuando no suporte ao processo ensino-aprendizagem teórico-prático sempre viabilizando o desenvolvimento de habilidades específicas de forma a capacitar o aluno para a realização de procedimentos no mercado de trabalho.

No Laboratório, os estudantes podem praticar a aplicação correta de técnicas e procedimentos, além de aprender a identificar sinais de alerta e a tomar decisões rápidas em situações de emergência. O ambiente também é utilizado para desenvolver competências específicas, como o trabalho em equipe, a comunicação clara e a gestão de recursos em saúde.

O Laboratório de Enfermagem é um espaço fundamental para a formação e capacitação de estudantes e profissionais da enfermagem. É um ambiente seguro e controlado que permite a prática e o aprimoramento de habilidades clínicas, além de proporcionar uma experiência próxima à realidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma assistência de qualidade e segura aos pacientes.


Responsável:

Professora Enfermeira Patrícia Coelho Mendes de Britto Haddad
Professora Enfermeira Vanessa Ramos Lopes Valverde

O Laboratório de Informática é o espaço dedicado ao ensino e à aprendizagem na área da tecnologia. Nele, os alunos e professores têm acesso a computadores, periféricos, software e internet, além de outros equipamentos de hardware e software necessários para a realização de atividades educativas relacionadas à informática.

A Etec possui 5 Laboratórios de Informática, equipados com 20 microcomputadores de última geração, onde o aluno poderá desenvolver suas atividades acadêmicas.

Os softwares disponíveis em nossos Laboratórios de Informática variam de acordo com as necessidades dos cursos oferecidos. Podem incluir programas de edição de texto, planilhas, apresentações, gerenciadores de banco de dados, linguagens de programação, entre outros.

Nossos Laboratórios são espaços dedicados à aprendizagem de tecnologia da informação e comunicação, onde os alunos têm acesso a computadores, software e internet. São um ambiente importante para o ensino de diversas disciplinas, além de proporcionar um espaço para práticas e desenvolvimento de habilidades tecnológicas.

Todos os ambientes passam por manutenção corretiva e preventiva que é realizada regularmente durante o período letivo e de maneira mais intensiva nos períodos de recesso acadêmico pelo DTI.


Responsável:

Auxiliar de Docente – Área de Informática:
Fariza Barreto Alves
Nicolas Martins de Freitas

O Laboratório de Mecânica, também conhecido como Oficina Mecânica, é um espaço dedicado ao estudo e prática da mecânica, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência prática e realista no uso de ferramentas, equipamentos e materiais.

As atividades experimentais realizadas na Oficina constituem parte do processo ensino-aprendizagem nessa área de conhecimento e contribuem para a formação do aluno. Essas atividades permitem que os estudantes compreendam os fundamentos científico-tecnológicos intrínsecos aos processos produtivos, relacionando teoria e prática, e desenvolvam atitudes de reflexão sobre as teorias científicas e suas limitações.

Em nossa escola, possuímos uma ampla gama de equipamentos de última geração como Fresadoras, Tornos, Equipamentos de Caldeiraria, Soldagem e de Usinagem CNC.


Responsável:

Auxiliar de Docente – Área de Mecânica:
Geraldo Batista Serra
Paulo Roberto Longhi

O Laboratório de Metalografia é um espaço dedicado à análise de materiais metálicos, onde são realizados estudos sobre a estrutura e propriedades físicas e mecânicas dos metais. Esse ambiente é utilizado em diversas áreas, como a metalurgia, engenharia de materiais, mecânica, eletrônica, química e outras áreas.

O espaço de um laboratório de metalografia é organizado com equipamentos específicos, tais como microscópios ópticos e eletrônicos, reagentes químicos, fornos de tratamento térmico, prensas e outros instrumentos de análise. Os estudos realizados em um laboratório de metalografia incluem a análise da microestrutura dos metais, que revela informações sobre sua composição, orientação cristalográfica e defeitos internos, como inclusões e trincas. Além disso, são realizados ensaios de dureza, tenacidade, resistência à corrosão e outras propriedades físicas e mecânicas dos metais.


Responsável:

Auxiliar de Docente – Área de Mecânica:
Geraldo Batista Serra
Paulo Roberto Longhi

O Laboratório de Química é o espaço dedicado ao ensino e aprendizagem da química e outras disciplinas correlatas, tanto no Ensino Médio, como em cursos do Ensino Técnico. Nele, os estudantes têm a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em experimentos práticos, que permitem uma melhor compreensão dos fenômenos químicos e de suas aplicações no cotidiano.

É equipado com uma grande variedade de equipamentos e reagentes químicos, que permitem a realização de diversos experimentos, como sínteses, análises, caracterizações de substâncias e materiais, entre outras.

A Etec conta com dois Laboratórios preparados para a realização de atividades para enriquecer o desenvolvimento pedagógico durante as disciplinas que possam fazer uso deste ambiente.


Responsável:

Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello

Auxiliar de Docente – Área de Química:
Nathalie Stephanie Sawada Nunes

Classes Descentralizadas

As Classes Descentralizadas (CDs) são polos de ensino técnico profissionalizante gratuitos, oferecidos pelo Centro Paula Souza em parceria com prefeituras ou instituições. A Etec mais próxima fica responsável pelo desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas do curso, levando a qualificação profissional para municípios que ainda não possuem uma Etec física.

A Etec Pedro D’Arcádia Neto possui três Classes Descentralizadas, sendo elas:

  • Classe Descentralizada em parceria com a Prefeitura de Maracaí;
  • Classe Descentralizada em parceria com a Prefeitura de Tarumã;
  • Classe Descentralizada em parceria com a FUNAP (Penitenciária de Assis);