Associação de Pais e Mestres – APM
Associação de Pais e Mestres (APM) é uma entidade sem fins lucrativos formada por pais, responsáveis e docentes de uma escola, com o objetivo de promover a integração entre a comunidade escolar e colaborar para o desenvolvimento da instituição de ensino. A APM tem como função principal a participação na gestão escolar, sendo uma forma de representação dos pais e professores junto à direção da escola. Além disso, a associação pode organizar atividades extracurriculares, eventos e campanhas para arrecadar recursos para a escola e promover o envolvimento da comunidade. A APM é regulamentada por leis e estatutos específicos e é uma importante forma de participação social na educação.
Serviços e Benefícios
Ao colaborar com a APM (Associação de Pais e Mestres), o contribuinte está ajudando diretamente na melhoria da Etec e na criação de um ambiente mais acolhedor e rico em oportunidades.
O contribuinte receberá uma Carteirinha de Contribuinte que é um benefício oferecido pela APM a todos os alunos que ajudam e contribuem com a Associação de Pais e Mestres. Sua validade varia conforme a modalidade de ensino do contribuinte (anual para contribuintes do Ensino Médio e semestral para contribuintes do Ensino Técnico). Com o documento, o contribuinte também tem acesso a uma série de benefícios como, por exemplo, descontos em empresas amigas da APM da Etec.
Confira abaixo maiores informações sobre os serviços e benefícios da APM da Etec Pedro D’Arcádia Neto:
clique para mais informações:
O que faz a APM?
A Associação de Pais e Mestres da Etec Pedro D’Arcádia Neto tem como função:
- Promover a participação dos pais na gestão da escola e na tomada de decisões importantes para o desenvolvimento da instituição de ensino;
- Colaborar com a melhoria da qualidade do ensino, fornecendo recursos e apoio aos professores;
- Organizar atividades extracurriculares e eventos para enriquecer a experiência educacional dos alunos e promover a integração entre a comunidade escolar;
- Fortalecer a relação entre a escola e a comunidade, estabelecendo parcerias com instituições e empresas locais para promover projetos conjuntos e benefícios para a escola;
- Arrecadar recursos financeiros para investir em projetos e melhorias na escola, como reformas, compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
- Entre outras atividades.
Perguntas Frequentes sobre a APM
A Associação de Pai e Mestres (APM) é uma das formas de participação da comunidade na administração escolar, ou seja, uma ferramenta de gestão democrática.
Deve colaborar com a escola para atingir os objetivos educacionais pretendidos, além de representar e dar luz às demandas da comunidade, pais ou responsáveis de alunos na escola.
A APM ainda é fundamental para fortalecer o entrosamento entre pais, responsáveis e professores e pode ainda colaborar para a programação de atividades culturais, de lazer e saúde envolvendo toda a comunidade.
Através do Decreto n.º 12.983, de 15 de dezembro de 1978, alterado pelo Decreto n.º 65.298, de 18 de novembro de 2020, foi estabelecido o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres, e este é o instrumento que dispõe sobre as finalidades, atribuições e deveres para seu funcionamento como instituição.
A APM é administrada pelo Conselho Deliberativo, constituído de 11 (onze) membros, sendo o Diretor da Escolar o seu presidente nato. Os demais membros são distribuídos nos cargos do Conselho.
Conselho Deliberativo (Gestão 2023-2024):
- Presidência do Conselho: Elizabeth Correia Soares Sasso
- Direção Executiva: Marinalva Alves da Silva Saramello
- Vice-Direção Executiva: Graciliano da Silva Santos
- Direção Financeira: Fábio Silvério da Silva Júnior
- Vice-Direção Financeira: Célia Regina dos Reis
- Direção Cultural, Esportiva e Social: Regina Aparecida Leite
- Direção de Patrimônio: Gislaine Maristela de Castro Chadi
- Secretaria: Nazor dos Santos Júnior
- Representante do Corpo Administrativo: Gustavo Henrique Silva Tozoni
- Representante dos Responsáveis de Discentes: Alecsandro Michael de Andrade
- Representante do Corpo Discente: João Vitor da Silva (4º Módulo – Curso Técnico em Mecânica)
O trabalho do Conselho Deliberativo é voluntário. Nenhum de seus membros possui remuneração para desenvolver suas atividades na Associação de Pais e Mestres.
A contribuição financeira para a Associação de Pais e Mestres é sempre facultativa.
No início de cada período letivo é possível realizar a contribuição para a APM, de acordo com a campanha de arrecadação vigente.
O Diretor da Escola é o presidente nato do Conselho Deliberativo da APM, sendo assim ele deve acompanhar todas as reuniões, prestando orientações ou esclarecimentos, fazendo registros de seus pontos de vista, entre outras atividades durante a reunião, porém sem direito a voto.
Seja um doador da APM
- APM da ETE Pedro D’Arcádia Neto
- CNPJ: 49.136.732/0001-00
- Banco do Brasil (001) – Agência: 6570-6 – Conta Corrente: 2423-6
- Chave PIX: e095adm@cps.sp.gov.br (Banco do Brasil)
- Chave PIX: 49.136.732/0001-00 (Mercado Pago)
- Endereço: Rua Senhor do Bonfim, 1226 – Vila Xavier – Assis/SP – 19802-130