O Especialista Técnico em Cálculos Trabalhistas é o profissional que efetua cálculos trabalhistas, lança pagamentos no sistema e apura valores de encargos sociais. Elabora cálculos de baixa complexidade em fases de liquidação de sentença e execução, analisa cálculos apresentados pelas partes e fornece subsídios à equipe jurídica para impugnação ou concordância. Realiza levantamento de informações, organiza pastas e documentos e classificação contábil. Auxilia na apuração de impostos, concilia contas, preenche guias de recolhimento e de solicitações junto a órgãos do governo e assessora na recepção de pessoas da área Trabalhista para fiscalização.
O profissional formado pela Etec destaca-se no ambiente de trabalho por ser capaz de se integrar em equipes e produzir individualmente. Analisa os recursos empregados em suas tarefas, propõe melhorias incrementais em instrumentos, ferramentas e formas de trabalho, buscando a otimização de tarefas e recursos materiais. Desenvolve metodologias de cálculos trabalhistas para resolução de problemas relacionados à área de Recursos Humanos.
Público:
Para ingressar no curso da Especialização Profissional Técnica de Nível Médio em Cálculos Trabalhistas, o(a) aluno(a) deverá ter concluído: Técnico em Administração; Técnico em Contabilidade; Técnico em Recursos Humanos; Técnico em Serviços Jurídicos, ou curso técnico equivalente, tendo como base a tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação.
Alternativamente, o(a) aluno(a) poderá ser concluinte de cursos superiores relacionados, seguindo a verticalização (Curso Superior de Tecnologia, Bacharelado e/ou Licenciatura) dos cursos supracitados.
Para a realização da matrícula, caso convocação após classificação no processo seletivo, é necessário apresentar Histórico Escolar ou Diploma.
Mercado de Trabalho:
Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
Coordenação:
- Fábio Silvério da Silva Júnior
Matriz Curricular: