Etapa final da educação básica, da qual também fazem parte a educação infantil e o ensino fundamental. O ensino médio tem duração mínima de três anos e atende a formação geral do educando, podendo incluir programas de preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional.
A Etec Pedro D’Arcádia Neto oferece a oportunidade para os candidatos às vagas do ensino médio a realizarem o curso na modalidade dos Itinerários Formativos além da modalidade com Habilitação Profissional Técnica (veja abaixo).
O ingresso se dá por meio do processo seletivo – Vestibulinho – que ocorre anualmente.
O currículo do Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração busca atrelar demandas do setor produtivo e competências sociais, oferecendo uma formação consolidada para que nossos alunos estejam aptos a adentrar neste tão competitivo e seletivo mercado.
A organização curricular do está de acordo com o Eixo Tecnológico “Gestão e Negócios” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.
Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é estruturado na forma de oferecimento Integrada ao Ensino Médio e é constituído por Componentes Curriculares da Formação Geral (Ensino Médio) e Componentes Curriculares da Formação Técnica e Profissional (Ensino Técnico).
Coordenação:
Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
A Informática para Internet tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como arquitetura da informação, programação, usabilidade, acessibilidade etc. Pode ser vista ainda como uma extensão da prática do design, com aplicação de técnicas de desenvolvimento, em que o foco do projeto é a criação de websites e aplicativos e disponibilização no ambiente da web.
A organização curricular do está de acordo com o Eixo Tecnológico “Informação e Comunicação” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.
Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET é estruturado na forma de oferecimento Integrada ao Ensino Médio e é constituído por Componentes Curriculares da Formação Geral (Ensino Médio) e Componentes Curriculares da Formação Técnica e Profissional (Ensino Técnico).
Coordenação:
Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Professora Nádia Sakae Habu
Coordenadora da área técnica – Informação e Comunicação
A qualificação da mão de obra formada nas escolas técnicas são cada vez mais abrangentes e com possibilidade de acesso direto ao ensino superior. Isso resulta na necessidade da formação de um profissional cada vez mais bem preparado e detentor de um amplo conhecimento e de inúmeras habilidades.
As atribuições e responsabilidades de um técnico vêm crescendo em virtude da versatilidade que esse profissional deverá possuir dentro das organizações, já que sua formação permeia tanto a área produtiva como também a área administrativa, que lhe proporciona uma série de possibilidades para sua atuação.
A organização curricular do está de acordo com o Eixo Tecnológico “Controle e Processos Industriais” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.
Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM MECÂNICA é estruturado na forma de oferecimento Integrada ao Ensino Médio e é constituído por Componentes Curriculares da Formação Geral (Ensino Médio) e Componentes Curriculares da Formação Técnica e Profissional (Ensino Técnico).
Coordenação:
Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Professor Edson Aparecido Ferreira
Coordenador da área técnica – Controle e Processos Industriais
A formação técnica profissional é um fator de destaque na busca de profissionais reconhecidos e em igualdade de competição. A revolução 4.0 caminha a passos largos e requer pessoas capazes de resolver problemas e não mais serem parte da mão de obra. A indústria química brasileira tem vocação para ser uma das protagonistas do desenvolvimento do país.
Em um mundo tão globalizado e interrelacionado, o perfil de formação desse profissional qualifica a operar, controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais. Avaliar atividades, controlar a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos. Realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Desenvolver produtos e processos. Comprar e estocar matérias-primas, insumos e produtos, o que possibilita a certificação intermediária em curso de qualificação profissional durante seu itinerário formativo.
A organização curricular do está de acordo com o Eixo Tecnológico “Produção Industrial” e estruturada em séries articuladas, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.
Com a integração do Ensino Médio e Técnico, o currículo do ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM QUÍMICA é estruturado na forma de oferecimento Integrada ao Ensino Médio e é constituído por Componentes Curriculares da Formação Geral (Ensino Médio) e Componentes Curriculares da Formação Técnica e Profissional (Ensino Técnico).
Coordenação:
Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Coordenadora da área técnica – Produção Industrial
Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Ao estruturar o Itinerários Formativos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, buscou-se nas competências de área descritas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), referência para as habilidades elencadas para o itinerário de Ciências Humanas, conforme Portarias específicas que estabelecem os referenciais para elaboração dos itinerários formativos.
O foco deste Itinerário Formativo será o estudo do homem do ponto de vista social, cultural e histórico, mobilizando esforços na resolução de problemas contemporâneos.
O currículo da BNCC do Ensino Médio com Itinerário Formativo de CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS foi organizado visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas áreas de conhecimento. Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades, bem como valores e atitudes pertinentes à formação cidadã. Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.
Coordenação:
Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
A partir das habilidades do Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, foram relacionadas as habilidades da formação geral básica que deverão ser aprofundadas e ampliadas para que o estudante tenha uma visão de mundo ampla e heterogênea e seja capaz de tomar decisões individuais e coletivas, considerando conhecimentos científicos e apresentando argumentação embasada, de modo a intervir de forma consciente na escola, no trabalho e na vida.
O foco deste Itinerário Formativo será o estudo dos efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas e a análise do meio ambiente e seus fatores físicos, químicos, biológicos, econômicos, sociais e culturais.
O currículo da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio com Itinerário Formativo de CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS foi organizado visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas áreas de conhecimento. Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades, bem como valores e atitudes pertinentes à formação cidadã. Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.
Coordenação:
Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Com o Itinerário Formativo de Matemática e suas Tecnologias, espera-se que o estudante compreenda a relação entre a Matemática e seu projeto de vida, tendo garantido os aprofundamentos de conceitos oriundos do saber matemático, e que seja capaz de aplicar procedimentos e utilizar ferramentas que ampliem sua capacidade de tomar decisões e agir no exercício pleno da cidadania de maneira ética, solidária e sustentável. Nessa perspectiva, procura-se articular os aspectos da modelagem matemática para dar significado a objetos da área, pois é no contexto histórico do desenvolvimento do pensamento matemático que podemos justificar todos os fundamentos matemáticos utilizados como objetos de conhecimento no desenvolvimento do saber, na trajetória estudantil.
O foco deste itinerário formativo será o estudo de fundamentos e cálculos próprios da Matemática, mobilizando esforços na resolução de problemas e no desenvolvimento do raciocínio lógico.
O currículo da BNCC do Ensino Médio com Itinerário Formativo de MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS foi organizado visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas áreas de conhecimento. Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades, bem como valores e atitudes pertinentes à formação cidadã. Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.
Coordenação:
Professora Doutora Patrícia Cavani Martins de Mello
Coordenadora da área de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Professora Marinalva Alves da Silva Saramello
Coordenadora da área de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas