Alunos do Ensino Médio visitam Exposição “O Mundo de Tim Burton”

No dia 1º de Abril, os alunos do Ensino Médio, juntamente com os professores, fizeram uma excursão para a cidade de São Paulo onde puderam visitar o MIS – Museu da Imagem e do Som […]

15 de abril de 2016 10:30 am Destaque

No dia 1º de Abril, os alunos do Ensino Médio, juntamente com os professores, fizeram uma excursão para a cidade de São Paulo onde puderam visitar o MIS – Museu da Imagem e do Som com a Exposição: “O Mundo de Tim Burton”, TUCA – Teatro da Universidade Católica, com o Espetáculo: “Galileu” e o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil com a Exposição: “Mondrian e o Movimento de Stijl”. Essa viagem faz parte do projeto Visitas Técnicas e Culturais que visa o enriquecimento curricular como complementação dos conteúdos abordados em sala de aula, nos componentes curriculares Arte, Produções Artísticas e SIC – Serviços de Informação e Comunicação.

A exposição mostra o trabalho criativo de Tim Burton e apresenta desenhos da primeira infância até a carreira consolidada como diretor. A mostra reúne cerca de quinhentos itens incluindo obras de arte e esboços feitos pelo Tim que nunca foram visto, o que inclui o Edward Mãos de Tesoura. O estranho mundo de Jack, Batman, Mart Ataca!, Ed Wood, Os fantasmas se divertem revelam o talento de Tim como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor.

O mundo de Tim Burton é uma exposição organizada pelo MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova York – em 2009. Passou pela América do Norte, Ásia, Europa, Oceania e América Latina. E conta com mais de 150 obras.

O espetáculo “Galileu Galilei” da diretora Cibele Forjaz desvenda o fazer teatral diante do público, com atores que manipulam o cenário e fazem a contraregragem, totalmente disponíveis artisticamente para contar a história que Brecht reinventou, trazendo à cena uma profusão de formas, conceitos, parodias grotescas, cenas pungentes, emoção e muito riso, um estranhamento carnavalizado com a intenção de, talvez, criar um espetáculo genuinamente épico brasileiro. O elenco mistura atores parceiros de longa data de Denise e de Cibele, em sua Cia Livre: Ary França, Rodrigo Pandolfo, Lúcia Romano, Maristela Chelala, Vanderlei Bernardino, Jackie Obrigon, Luís Mármora, Silvio Restiffe e Théo Werneck – como ator e músico.

A Exposição: “Mondrian e o Movimento de Stijl” forma um panorama que apresenta pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa, conhecido como De Stijl (O Estilo), iniciado como revista em 1917 e que teve como ícone o pintor Piet Mondrian. Esses artistas elaboravam um tipo de “arte total”, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas, como eles imaginavam o futuro. A exposição mostra também o percurso de Mondrian da figuração à abstração.

Compartilhe


Veja também