Filtro de Daltonismo

Alunos do Ensino Médio visitam Exposição “O Mundo de Tim Burton”

No dia 1º de Abril, os alunos do Ensino Médio, juntamente com os professores, fizeram uma excursão para a cidade de São Paulo onde puderam visitar o MIS – Museu da Imagem e do Som […]

15 de abril de 2016 10:30 am Destaque

No dia 1º de Abril, os alunos do Ensino Médio, juntamente com os professores, fizeram uma excursão para a cidade de São Paulo onde puderam visitar o MIS – Museu da Imagem e do Som com a Exposição: “O Mundo de Tim Burton”, TUCA – Teatro da Universidade Católica, com o Espetáculo: “Galileu” e o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil com a Exposição: “Mondrian e o Movimento de Stijl”. Essa viagem faz parte do projeto Visitas Técnicas e Culturais que visa o enriquecimento curricular como complementação dos conteúdos abordados em sala de aula, nos componentes curriculares Arte, Produções Artísticas e SIC – Serviços de Informação e Comunicação.

A exposição mostra o trabalho criativo de Tim Burton e apresenta desenhos da primeira infância até a carreira consolidada como diretor. A mostra reúne cerca de quinhentos itens incluindo obras de arte e esboços feitos pelo Tim que nunca foram visto, o que inclui o Edward Mãos de Tesoura. O estranho mundo de Jack, Batman, Mart Ataca!, Ed Wood, Os fantasmas se divertem revelam o talento de Tim como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor.

O mundo de Tim Burton é uma exposição organizada pelo MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova York – em 2009. Passou pela América do Norte, Ásia, Europa, Oceania e América Latina. E conta com mais de 150 obras.

O espetáculo “Galileu Galilei” da diretora Cibele Forjaz desvenda o fazer teatral diante do público, com atores que manipulam o cenário e fazem a contraregragem, totalmente disponíveis artisticamente para contar a história que Brecht reinventou, trazendo à cena uma profusão de formas, conceitos, parodias grotescas, cenas pungentes, emoção e muito riso, um estranhamento carnavalizado com a intenção de, talvez, criar um espetáculo genuinamente épico brasileiro. O elenco mistura atores parceiros de longa data de Denise e de Cibele, em sua Cia Livre: Ary França, Rodrigo Pandolfo, Lúcia Romano, Maristela Chelala, Vanderlei Bernardino, Jackie Obrigon, Luís Mármora, Silvio Restiffe e Théo Werneck – como ator e músico.

A Exposição: “Mondrian e o Movimento de Stijl” forma um panorama que apresenta pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa, conhecido como De Stijl (O Estilo), iniciado como revista em 1917 e que teve como ícone o pintor Piet Mondrian. Esses artistas elaboravam um tipo de “arte total”, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas, como eles imaginavam o futuro. A exposição mostra também o percurso de Mondrian da figuração à abstração.

Compartilhe


Veja também