Ensino Médio com Itinerário Formativo

O aluno egresso do Ensino Médio da Etec deverá ser capaz de, a partir da consolidação e do aproveitamento de conhecimentos e competências adquiridos no Ensino Fundamental, construir novos saberes e habilidades para a solução de problemas do mundo real, mobilizando linguagens, raciocínio lógico-matemático, conhecimentos sócio-históricos, científicos, tecnológicos, artísticos e culturais, no contexto da sociedade contemporânea, além de competências pessoais como capacidade de trabalhar de modo autônomo e também colaborativo, respeitando valores e atitudes éticas e ambientais. Poderá ser capaz de argumentar com base em fatos e fontes diversas, cuidar de sua saúde física e emocional e agir com flexibilidade nos campos de atuação social.

Os Itinerários Formativos têm como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos, preparar o estudante para os desafios do mundo do trabalho e da cidadania na contemporaneidade e aprimorar a formação ética, além de promover uma postura ativa frente ao conhecimento científico, filosófico e a produção artística e literária.

O ingresso para se dá por meio de um processo seletivo – Vestibulinho – que ocorre anualmente. Mais informações no site www.vestibulinhoetec.com.br.


Cursos do Ensino Médio com Itinerário Formativo oferecidos pela Etec Pedro D’Arcádia Neto:

Ao estruturar o Itinerários Formativos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, buscou-se nas competências de área descritas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), referência para as habilidades elencadas para o itinerário de Ciências Humanas, conforme Portarias específicas que estabelecem os referenciais para elaboração dos itinerários formativos.

O foco deste Itinerário Formativo será o estudo do homem do ponto de vista social, cultural e histórico, mobilizando esforços na resolução de problemas contemporâneos.

O currículo da BNCC do Ensino Médio com Itinerário Formativo de CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS foi organizado visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas áreas de conhecimento. Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades, bem como valores e atitudes pertinentes à formação cidadã. Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.

Itinerário Formativo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Matriz Curricular:

A partir das habilidades do Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, foram relacionadas as habilidades da formação geral básica que deverão ser aprofundadas e ampliadas para que o estudante tenha uma visão de mundo ampla e heterogênea e seja capaz de tomar decisões individuais e coletivas, considerando conhecimentos científicos e apresentando argumentação embasada, de modo a intervir de forma consciente na escola, no trabalho e na vida.

O foco deste Itinerário Formativo será o estudo dos efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas e a análise do meio ambiente e seus fatores físicos, químicos, biológicos, econômicos, sociais e culturais.

O currículo da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio com Itinerário Formativo de CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS foi organizado visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas áreas de conhecimento. Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades, bem como valores e atitudes pertinentes à formação cidadã. Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.

Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Matriz Curricular:

Com o Itinerário Formativo de Matemática e suas Tecnologias, espera-se que o estudante compreenda a relação entre a Matemática e seu projeto de vida, tendo garantido os aprofundamentos de conceitos oriundos do saber matemático, e que seja capaz de aplicar procedimentos e utilizar ferramentas que ampliem sua capacidade de tomar decisões e agir no exercício pleno da cidadania de maneira ética, solidária e sustentável. Nessa perspectiva, procura-se articular os aspectos da modelagem matemática para dar significado a objetos da área, pois é no contexto histórico do desenvolvimento do pensamento matemático que podemos justificar todos os fundamentos matemáticos utilizados como objetos de conhecimento no desenvolvimento do saber, na trajetória estudantil.

O foco deste itinerário formativo será o estudo de fundamentos e cálculos próprios da Matemática, mobilizando esforços na resolução de problemas e no desenvolvimento do raciocínio lógico.

O currículo da BNCC do Ensino Médio com Itinerário Formativo de MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS foi organizado visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas áreas de conhecimento. Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades, bem como valores e atitudes pertinentes à formação cidadã. Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.

Itinerário Formativo de Matemática e suas Tecnologias

Matriz Curricular: